Seguidores

segunda-feira, 26 de maio de 2014

COMO VERIFICAR SE O PEIXE É FRESCO

4 formas de reconhecer quando é que o peixe que compramos é fresco. Aquilo que NÃO nos dizem na peixaria.
Italianos, povo de navegadores e pescadores (como nós, Portugueses), circundados de mar e hábeis no cozinhar e sobretudo no saber como comprar bom peixe.
O primeiro segredo para comprar bom peixe é estar atento à sua procedência. Quando o compramos, verifiquemos à luz a presença de escamas (aqui não percebi o cozinheiro, mas escrevo deduzindo do que minha Mãe me ensinou), tanto no peixe inteiro como no peixe cortado às postas. Mais..., atenção à consistência. O seu aspecto deve ser rígido e a sua carne compacta e gostosa (como ver isto antes do peixe estar cozinhado é que eu não sei...). Assegure-se de que as vísceras do peixe inteiro estão intactas e que a cor da guelra seja vermelho vivo. Uma última chamada de atenção vai para os olhos, que devem ser brilhantes, não vítreos. Se se trata de peixe congelado, deve cozinhá-lo dentro das 12 horas, depois da sua aquisição.
Recordemos que o mercado do peixe está encerrado aos domingos e, consequentemente, à segunda-feira, não há peixe fresco. Portanto, o peixe que se compra na terça-feira, tem pelo menos 3 dias. 

Para ver o vídeo clique AQUI

Sem comentários: