Seguidores

sábado, 19 de fevereiro de 2011

QUAL É A "REALIDADE" VIVIDA POR UMA CRIANÇA AUTISTA?

É hoje geralmente aceite que as perturbações incluídas no espectro do autismo, Perturbações Globais do Desenvolvimento nos sistemas de classificação correntes internacionais, são perturbações neuropsiquiátricas que apresentam uma grande variedade de expressões clínicas e resultam de disfunções do desenvolvimento do sistema nervoso central multifactoriais " (Descrição do Autismo, Autism-Europe, 2000).

A enorme importância da música em muitas das deficiências que existem, sobretudo nas crianças, está mais do que provada. Com base nesta certeza, gostaria de saber se existem, em Portugal,  centros de prática diária de atividades no campo da música, que facultem este mágico "alimento" ao sistema nervoso central dos indivíduos que sofrem de perturbações profundas as quais, em simultaneo,  suavizariam a vida do paciente e a dos familiares que deles cuidam. 

Maria Letra

4 comentários:

BIA disse...

Oi Maria!!!
Que bonito esse vídeo!!! Pena que muitos não tem consciência de quanto a música pode ser um eficiente método de recuperação e educação. Muitos não dão o seu devido valor. Estudar um instrumento pode ser o melhor remédio.
Ótimo fim de semana!!!
Beijos
Bia

Maria Letra disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário, Bia. Espero o seu fim-de-semana lhe traga inspiração para continuar a 'passar-nos' bons textos.
Beijinhos

Georgia disse...

Oi Maria tudo bem?

Olha, a Bia me indicou o teu blog. Eu tenho enxaqueca há 12 anos. Já mudei muitas coisas no meu hábito alimentar. Vc teria já postado alguma coisa sobre este assunto?

Teria alguma dica para me dar? Eu te agradeco.

Olha, eu conheco o filme e essa cena entrou no filme por acaso. Sei que o assunto é outro mas achei a história muito interessante.

A equipe de filmagem estava fazendo pausa. Alguns dos atores tinham ido beber uma cerveja no bar da cidade e ai esse ator viu o menino que estava o tempo todo sentado nessa varanda no alto. Ele durante as filmagens já tinha observado como o menino sorria quando ouvia o som das cordas. O ator comecou a tocar e o menino deu aquele show. Toda essa filmagem foi espontânea e o diretor nao a retocou em nada. E por incrível que pareca o filme ficou famoso por esta cena.

Um abraco e caso vc possa me ajudar, por favor escreve para o meu email: saiajusta4@gmail.com

Maria Letra disse...

Olá Maria! Boa tarde e obrigada pelo seu comentário.
1.Deixo aqui o link que poderá conduzi-la ao que escrevi sobre enxaquecas, um mal que me perseguia, há muito anos e que durava uma tarde ..., mais ou menos.
http://naturalmentecomigo.blogspot.com/search?updated-max=2010-12-21T02%3A48%3A00-08%3A00&max-results=10
TÍTULO:
Má Alimentação e Enxaquecas

Quanto ao vídeo que coloquei aqui, Georgia, conheço o caso desse menino. São histórias reais que doem-nos, doem-nos mesmo muito, mas devem doer muito mais aos pais ..., sem dúvida.
Um grande abraço.