Seguidores

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O POTÁSSIO

Transcrevendo a parte final do meu texto anterior sobre o vinagre de maçã, NATURAL, podemos ler o seguinte:

"Tomando o vinagre de maçã natural carregado de potássio apressa-se a consolidação ou o fortalecimento de um osso fraturado ou desmineralizado.
 A falta de potássio na dieta compromete a estatura dos indivíduos, sua ausência também provoca o enrijecimento da musculatura, das partes moles do corpo, os cabelos caem, a pele enruga, as unhas se quebram, as artérias se entopem e perdem sua elasticidade ou flexibilidade, e os ossos se desmineralizam e enfraquecem."

Passo, agora, à transcrição dum outro artigo, publicado em http://www.alimentacaosaudavel.org/Potassio.html, 
no qual se descreve, também, o valor do potássio, como elemento tão importante na nossa alimentação:

"O Potássio nos Alimentos

O Potássio é um elemento de origem mineral e encontra-se profusamente presente em praticamente todos os tipos de alimentos, sejam de origem animal ou vegetal, embora existam em maior quantidade nos alimentos de origem vegetal. O potássio tem uma elevada taxa de absorção, na ordem dos 90%, sendo esta realizada pelo através do intestino delgado.


O Potássio e a Saúde


Sendo o ião que se encontra em maior concentração no interior celular, é também o terceiro elemento de origem mineral mais abundante no corpo humano, sendo apenas ultrapassado pelo cálcio e pelo fósforo. O potássio tem um papel importante para o relaxamento muscular, para a secreção de insulina através do pâncreas e para conservação do equilíbrio ácido/base. Em caso de carências, a falta de potássio pode causar problemas de ritmo cardíaco e debilidade muscular.


A hipertensão arterial tem causa no desequilíbrio entre sódio e potássio, com ascendência de sódio. É por isso que quando existe excesso de sódio no organismo, é necessário compensar com um aumento de potássio, de modo a manter o equilíbrio existente entre os dois minerais em todos os líquidos do corpo. Também existe necessidade de aumentar o consumo deste mineral em caso de vómitos, diarreias intensas ou excesso de urina." (sic)

Depois disto, resta-me convidá-lo a visitar o site http://nutricionista.com.pt/artigos/fontes-alimentares-ricas-em-potassio.jhtml, afim de tomar conhecimento dos alimentos que contêm potassio.

Espero ter tirado um pouco de trabalho a quem se preocupa com a investigação de sites sobre saúde. Espero, também ... ter sabido escolher.

 

Sem comentários: