Seguidores

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

E VOCÊ? COME OU ALIMENTA-SE?




A Saúde, bem precioso a que damos a devida importância apenas quando a perdemos, deve ser cuidada. Quando adquirida, estamos a dar um prémio à Natureza, que nos criou.

Transcrevo, mais uma vez, um texto que estive a ler há minutos, porque se trata de um tema sobre o qual deveríamos reflectir muito bem, para que possamos proteger a nossa saúde, constantemente atraiçoada por tantos outros elementos que lhe são nocivos e sobre os quais não temos control directo, uma vez que são provenientes de fontes que estão simplesmente marimbando para essa coisa tão preciosa que é uma longevidade saudável.

"A grande diferença entre comer e se alimentar

A maioria dos seres humanos se dá por satisfeita quando consegue comer, matar a fome, atender os instintos de sobrevivência. Só uma minoria composta por pessoas mais exigentes se preocupa em alimentar-se bem e escolhem, com cuidado, seus alimentos. Comer com fome é sempre saudável. Comer só por apetite é gula. Nosso sistema digestivo é como um laboratóirio que transforma os alimentos que ingerimos em sangue e elimina os resíduos. Caso as vias de limpeza encontrem-se obstruídas, os resíduos ou toxinas irão se acumulando no corpo. 

Uma alimentação contrária a natureza do homem, repleta de aditivos químicos, sal, açúcar, produtos de origem animal, modificado por processo de refinação, armazenamento ou cozimento, tornam o sangue sujo, viscoso. Espalhando toxinas por todas as células do corpo, causando doenças que deixam o ser a um passo da morte. Esse lixo acumulado é o alimento das bactérias, que como moscas vão se acumulando e multiplicando, produzindo os sintomas das doenças. A pessoa passa por uma excursão agoniada por hospitais, consultórios, farmácias, etc., buscam recursos para seus males mas só encontram depósitos de armas químicas que bombardeiam o cérebro, com a finalidade de calar o ggrito das células de sseu corpo invadidas pelo lixo. -11 dicas para conectar a respiração com os asanasAtacar os sintomas sem retirar a cause é como passar a vida tentando matar as moscas que surgem, sendo mais fácil retirar o lixo que as atrai.

Ninguém morre do coração, de derrame ou das doenças da civilização. Morre-se de sangue sujo. A opção é a mudança de hábitos alimentares, comer alimentos que drenem as toxinas, como os brotos, as grutas, clorofila em abundância e exercícios físicos. Lembrando que o ser humano "só muda por amor ou por dor". Por favor, ame-se um pouco mais, não espere ficar doente para mudar seus hábitos alimentares. Comece pela qualidade do que for comer, evitando os excessos de:

- açúcares, que provocam diabete, cegueira;
- de gorduras hipertensão, varizes, colesterol;
- de proteína provoca câncer, trombose, artrose, dores;
- de comida cozida provoca derrame cerebral, tumores;
- álcool destrói o fígado, envenena o sangue, provoca infarto;
- e excesso de carne provoca hipertensão arterial, varizes, hemorróidas, irritação.

Hipócrates, o pai da Medicina, dizia: "Teu alimento é o teu remédio." Outro fator importante a observar são os horários de alimentar-se das 22:00 até 12:00 (meio-dia). É preferível evitar ingerir alimentos neste horário, tomar apenas líquidos como água, sucos de hortaliças ou frutas, sempre aos goles. Neste período o sistema digestivo está utilizando as energias do corpo para limpa-lo das toxinas dos alimentos, da poluição, etc. Ao ingerir alimentos sólidos de manhã, a energia de limpeza é desviada para o estômago digerir os alimentos, ficando o processo de limpeza descuidado. Todos os tóxicos que deviam ser eliminados serão despejados na corrente sanguínea.

Faça uma mudança gradativa. Pode-se usar os sucos de frutas ou hortaliças para eliminar o vício de comer antes do meio-dia. O almoço deve ser a principal refeição, sempre das 12:00 às 14:00, este é o melhor horário para ingerir alimentos sólidos, sempre deixando a mesa com fome. Nunca comer até encher. Evitar ingerir líquidos durante as refeições, caso seja necessário, preferir chás digestivos (gengibre, camomila, alecrim, erva-doce, casca de laranja). Preferir alimentos que não causem repugnância em seu estado natural, ou seja, que não necessitem serem disfarçados por temperos e cozimento, como no caso da carne que em seu estado natural é insuportável. Subornamos nosso sistema de defesa, enganamos nosso instinto, nosso sentimento, mas essas substâncias sempre nos farão mal. A carne contém fibras e está repleta de toxinas, adrenalina, ácido úrico, além de uma grande quantidade de hormônios que envenenam os tecidos humanos. Um exemplo é o hormônio dietilbestrol que é muito utilizado no Brasil para que o animal ganhe peso rápido. Seus efeitos são terríveis. Causa desde problemas menstruais a distúrbios sexuais sérios em homens e mulheres. Nos Estados Unidos, um dos maiores consumidores de carne do mundo, a metade da população morre de problemas cardíacos ou cardiovasculares.
...
Nota pessoal: Porque considero muito importante as combinações alimentares, deixo passar mais uma lista das mesmas, desta vez da autoria de quem editou este texto.
...
/ Combinações de Alimentos

Algumas combinações de alimentos devem ser evitadas. A secreção de sucos gástricos, pancreáticos, biliares e intestinais variam de acordo com o alimento ingerido, por isso algumas misturas são mais difíceis de digerir, aumentando o desgaste do corpo. O hábito de comer cada alimento separadamente não está ao alcance de todos. Para a modificação de hábitos alimentares levam-se meses e até anos. Confira abaixo uma lista de alimentos incompatíveis, pouco compatíveis e as misturas ideais.

{INCOMPATÍVEIS}
-fruta + hortaliça, exceto a maçã e o limão;
-fruta + açúcar
-cereal + laticínios
-cereal + carne
-carne + laticínios
-ovos + laticínios + carne

{POUCO COMPATÍVEIS}
-frutas doces + frutas ácidas
-hortaliças + laticínios
-gorduras, óleos + carne
-cereais, leguminosas + carne
-cereais + açúcar
-broto de feijão + frutas

{MISTURA IDEAL}
-frutas + grão germinado
-fruta doce + fruta doce
-fruta ácida + fruta ácida
-cereal + hortaliça
- carne + hortaliça
{melancia e melão}
comê-los sozinhos, nunca misturar com nenhum tipo de alimento.

Com um corpo limpo, a vida humana se torna um impulso diretivo, proporcianando uma conexão mais direta com o Ser Superior, fonte de toda harmonia, felicidade e amor. A alimentação é o caminho mais curto para sutilizar e purificar nosso corpo. No caso de doenças, ficamos através da recuperação, reconstrução, desintoxicação e reparo de células, órgãos e tecidos ao longo de nossas vidas. (extraído do livro "Comer o Alimentar?" de Ana Maria Félix de Souza)."

Nota pessoal: 
"Outro fator importante a observar são os horários de alimentar-se das 22:00 até 12:00 (meio-dia)".
Como podem verificar, o autor do texto defende que, entre as 22:00 e as 12:00, deveremos ingerir, apenas, líquidos. Lembro quantos bons sumos, ou batidos, poderemos beber, por exemplo, ao pequeno almoço. Não podemos éficar sem nada no estômago, obviamente. O autor defende, apenas, que não deveremos ingerir alimentos sólidos neste período de tempo e explica porquê.

9 comentários:

Lira Santos disse...

Adorei seus blogs,Obrigada por me seguir,
O que seria do sr humano sem amigos?
Bem vinda ,amiga!
Um beijo enorme ,cheio de luz!!!

Maria Letra disse...

Olá Lira! Benvinda digo eu, agora. Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.
Também eu aprecio muito os seus blogues e voltarei sempre, com muito prazer.
Beijinhos.

Tite disse...

Querida Maria,

Como eu sei tudo o que ficou dito. Até consigo deixar de comer sólidos a partir da minha última refeição às 20:00 horas. Mas como é que eu me vou convencer a não tomar o pequeno almoço com a tradicional torrada para acompanhar o Leite com café?
Foram muitos anos a fazer esse Pequeno Almoço delicioso e agora... quando não o tomo, fico rabugenta e triste.

Gostei de reler tantos conselhos bem úteis.

Abraços

Maria Letra disse...

Sim, Tite, tens razão. Eu também não consigo e tanto pior agora que perdi muito peso. Sabes bem que quando atingimos uma certa idade, recuperar peso é muito mais difícil do que perdê-lo.
Obrigada pela visita.
Bjnhs.

Tite disse...

Maria,

No meu caso é precisamente o contrário.
Fiz uma dieta rigorosa, acompanhada de nutricionista, durante 10 meses. Foi óptimo!!! Tinha 75 Kgs e passei para 60. Não gostei de ver a cara e pedi para me deixar nos 63 Kgs.
Depois... até me deixei ir lentamente até aos 65 Kgs que é quando gosto mais de ver a minha cara.
No ano passado, está a fazer agora um ano, dei por mim com 3 úlceras no estômago e aí... foi o descalabro total.
Desatei a comer coisas menos ácidas e até doces às refeições e nunca mais parei de engordar até voltar a ver-me com 72 Kgs.
Fiquei possessa.
Ando agora a regrar tudo de novo e, com a ajuda de alguns chás Verde, de Cene e Freixo estou a tentar regular de novo o meu organismo para eliminar excesso de gorduras e toxinas que me deram de novo massa corporal.

Não tem sido nada fácil.

A menopausa é que me desregulou totalmente e agora... não volta atrás.

Abraços e as tuas melhoras amiguinha

Maria Letra disse...

Obrigada pela visita, mais uma vez, Tite. O teu comentário merece uma resposta mais longa. Vou deixar para amanhã o que gostaria de dizer-te. Por agora vou descansar pois estou exausta e as recomendações de descanso obrigam-me a isso. Há formas de emagrecer sem ser preciso entrar em dietas rigorosas. É necessário respeitar apenas certos detalhes que são cá uns inimigos da elegância !... Eu preciso de, pelo menos, 5Kgs.

Beijinhos.

Maria Letra disse...

Amiga Tite,
Prometi voltar no dia seguinte e, embora não perdoe a mim mesma falhas destas, o que é facto é que tive de fazer uma extensíssima tradução técnica e não tive tempo de fazer mais nada.
Encontrarás a minha resposta no texto que agora mesmo editarei..
Beijinhos.

Tanita disse...

Olá Maria Letra,
Andava eu à procura de alimentos incompativeis e deparei-me com o seu blogue, gostei muito. Muito util. Vou voltar sempre pois ando a ver se faço uma alimentação deveras saudavel mas tendo em conta os alimentos (in)compativeis, pois nunca ninguem me tinha falado nisto. Obrigada. Bj**

Tanita disse...

Esqueci dizer que achei o que precisava :)