Seguidores

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ALGUMAS DICAS PARA EMAGRECER ... QUEM ESTÁ EM CASA

  1. O conselho que vou dar hoje é muito pessoal. Para dá-lo não recorri a nada mais que não fosse uma experiência que apliquei a um menino que viveu comigo dos 11 aos 16 anos, experiência essa que me ensinou a dever seguir-se certas regras, tendo em atenção, claro está, a idade de cada pessoa. Ele era muito gordo mesmo e tinha vícios alimentares terríveis para o seu peso. Em 2 meses o resultado estava à vista, para surpresa de todos.
Este menino tinha vícios alimentares terríveis. Um dos mais impressionantes era o de querer tomar, como pequeno almoço, café com leite no qual mergulhava pão com manteiga, ou bolachas. Além disso, encharcava o estomago de líquidos, sobretudo às refeições, porque apreciando pratos com molhos e demasiado fortes para a sua idade, era normal a sua necessidade de beber líquidos. Comecei, portanto, a criar regras na forma como saciava o seu grande apetite, sem ter de deixar de comer bem.


Nos conselhos que darei a seguir, acrescentarei horários só para colocar neles uma certa ordem. Não irei retirar certos "vícios" alimentares porque sei que, no princípio, isso será difícil e, portanto, não querendo diminuir ou perder seguidores ... é melhor que eu seja tolerante.


- Às 7h:00m ou 8h:00:
Um copo de água morna com o sumo de meio limão . Quem não aguentar o limão poderá usar o mel, que irá tirar-lhe um pouco do apetite para um 'seculento' pequeno almoço.

- Às 7:30/8h:30m:
Uma tacinha (cuidado com o tamanho. Eu escrevi tacinha, não escrevi taçona!) de leite com cereais, tendo o cuidado de variá-los o mais possível. Não comer sempre os mesmos. Evitar cereais que conham chocolate. Quanto mais simples, melhor. Podem ser substituídos por papas de aveia.
Não aconselharei café com leite porque considero ser uma das piores misturas que possamos ingerir.
Uma chávena de chá da sua preferência (eu escrevi uma chávena, não uma chávena almoçadeira).

- Às 8h:30/9h:30m:
Um cafézinho bem feitinho para dar força (e não deixar que a coragem de fazer dieta esmoreça .... (lol)

- Às 9h:30m/10h:30h:
Um batido de frutas ou um copo de sumo de cenoura ou de outro vegetal de que goste. Isto é essencial!

- Às 12h:00m/13h:00m:
Um prato (eu não escrevi um pratão) simples, de carne, sem molhos, maioneses, etc. É importante evitar os fritos e os estufados. Até baixar o peso, se conseguir, mantenha-se nos cozidos ou grelhados. Eliminado o excesso de peso, os estufados poderão fazer parte da sua dieta, desde que confeccionados de forma simples e saudável, como por exemplo não fritar a cebola nem os legumes, deixando que cozam lentamente.

- Às 15h:30m/16h:30m:
1. se às 9h:30m/10h:30m bebeu um copo de sumo de legumes, coma uma peça de fruta.
2. se a essa mesma hora bebeu um copo de sumo de fruta, beba um copo de sumo de cenoura ou de quaisquer outros legumes a seu gosto, como alternativa.

- Às 17h:30m/18h:30m:
Se não consegue evitar, tome uma chávena de café. Se conseguir evitar, beba um copo de leite e, em qualquer das duas hipóteses, dê-se ao luxo de comer uma fatiazinha (eu escrevi fatiazinha!) de bolo caseiro.

- Às 19h:00m/19h/30(20h:00m):
Um prato simples de peixe. Evite os peixes gordos.
(Quando lhe apetecer comer polvo ou lulas, por exemplo, faça essa refeição às 12/13h e não à noite).

-Às 21h/00m/22h:30m:
Coma um yogurt e uma bolacha simples, sem cremes.

Fundamental:
a) Evite beber mais do que um pequeno copo de líquidos à refeição.

b) Coma em tranquilidade e mastigue muito bem os alimentos.
c) Com a refeição, não coma pão, nem fruta ou doces.
d) Se não gosta de carne, depois do seu prato, coma 3 nozes, ou pinhões, ou avelãs.
e) Levante-se da mesa olhando para o seu prato e pensando: "foste muito querido, deste-me pouco em relação ao meu apetite, mas eu prometo voltar a ti ..."
f) Não durma após as refeições.
g) Faça, pelo menos, uma caminhada diária, durante meia hora, no mínimo.
h) Evite ao máximo qualquer tipo de refrigerantes. Substitua-os por água e não se exceda na quantidade, bebendo sempre pequenos golos de cada vez, várias vezes por dia. Não dilate o seu estomago mais do que já está. Deixará, cada vez mais, de sentir necessidade de "empanturrá-lo", se se habituar a comer menos do que aquilo que lhe apeteceria comer.

Os conselhos acima são simples, não estando contidos neles quaisquer outros elementos importantes, tais como aloe vera, por exemplo, que considero essencial e que eu, por norma e porque acordo cedo, tomo em primeiro lugar, por volta das 06h da manhã. Não referi acompanhamentos tais como arroz, batatas ou massa, os quais podem perfeitamente ser incluídos nas refeições, desde que em pequenas quantidades, para dar lugar a, numa certa dose, podermos introduzir outros alimentos importantes.

Há coisas que eu considero grandes golpes na saúde e na obesidade:
- A ingestão de líquidos em excesso, às refeições (ou fora delas), que causa dilatação no estomago e, consequentemente, ocasionar uma cada vez maior necessidade de comer mais e mais.
- As más combinações alimentares.
- Excesso de doces. Comer uma pequena fatia de bolo não afecta uma boa dieta. O problema, quanto a mim é o que se bebe com essa fatia de bolo (escrevi fatia de bolo, não pastel).

5 comentários:

Tite disse...

Querida Maria,

Obrigada por tão valiosos conselhos.
Há apenas um senão, ou antes... dois.
1º Não me levanto tão cedo a não ser quando tenho que ir esperar os meus Afrikanitos ao Aeroporto.
2º Já não consigo jantar uma refeição de garfo e faca ao jantar (só quando tenho visitas e pretendo fazer sala).

Assim sendo, acho que vou eliminar 2 refeições matinais e trocar a das 8,30/9,30 pela das 7/8 horas.

Considerando o meu 2º senão e que faço a última refeição às 20.00 horas achas que posso substitui-la por leite com cereais ou chá ou iogurtes com sementes de linhaça?

É que o resto não me é nada difícil de fazer.

Aguardo a tua resposta amiga.

Beijosssss

Maria Letra disse...

Minha boa amiga,
Está óptima a tua substituição, até porque o café podes sempre tomá-lo quando sentires vontade. Assim sendo, seria bom fazeres o seguinte:
- Às 8h:30m tomas um copo de água morna com o sumo de limão.
- Às 9h:00m/9h:30m tomas o pequeno almoço como especificado.
- Às 20h:00m é importante que tu varies, portanto, eu não faria a última refeição com o mesmo da primeira. Em vez de cereais, porque não
a) uma boa salada com alface, tomate, com nozes, pinhões e maçã,
ou
b) flocos de aveia adoçados com mel em vez de açúcar, o que lhe dá um gosto particular.
ou
c) o tal yogurt com a bolachinha, ou mesmo com uma fatiaZINHA de bolo caseiro.
Para terminar, só queria chamar a tua atenção para variares o almoço o mais possível, para que não tenhas carências de certos elementos. Uns dias carne, outros peixe, mas sempre com legumes variados. Sai da mesa com a sensação de que comias mais SE PUDESSES, mas consciente de que não deves "encher" o estomago. É aqui que está um dos segredos para emagrecer. Nem é tanto o que tu comes. Se, mesmo fazendo uma dieta (eu não lhe chamaria dieta, mas sim eliminação de certos senãos), continuas a engordar, seria bom consultares um endocronologista, pois pode haver um problema de mau funcionamento de glândulas e com isso não se brinca.
As amigas poderiam (embora não digam) perguntar-me: se sabes o que fazer, porque não consegues engordar? Responderia, simplesmente, porque desde que me extrairam o apêndice, com 12 anos, sofro de alergias alimentares de alguma gravidade. Mas, mesmo assim, tive 6 filhos, já não tomo um medicamento de farmácia, nem vou a um médico há mais de 30 anos (a não ser ao dentista). Errado? Talvez, mas tenho visto muita gente consultá-los e morrer na mesma, pelo aparecimento, inesperado, duma qualquer doença.
Fará 34 anos em Abril que tomei esta atitude, com a morte repentina do meu Pai. Tinha ido ao médico numa sexta-feira, para saber o resultado dos vários exames que fez e não havia NADA que estivesse mal. Na 2.ªfeira de manhã estava a preparar-se para ir a Braga e faleceu no quart-de-banho, vítima dum AVC.
Mas um dia destes vou ao médico e quando ele consultar o seu catálogo de doenças, tal como dizia o nosso Raúl Solnado, vou pedir-lhe para escolher a mais simples.
Beijinhos, querida amiga. Oxalá tenhas a força suficiente de seguires os meus conselhos. Ficaria muito feliz.

Tite disse...

Então, depois dos acertos, já imprimi e vou procurar fazer direitinho como tu recomendas.
Depois te digo os resultados que espero sejam óptimos.
Eu também não gosto nada de tomar medicamentos. Aproveito ao máximo os chás ou produtos naturais para atingir melhores resultados do que com medicamentos que nos trazem sempre efeitos colaterais ou secundários.

Por agora é só o que posso dizer.

Obrigada e~...
Beijosssss

Chica disse...

Essas dicas são muito boas mesmo.Aliás, eu mesma, ainda mais agora , após as férias, devo emagrecer urgente!!!rsrs...beijos,obrigado,chica

Maria Letra disse...

Amiga Chica,
Não te preocupes. Acredita que não é preciso muito para emagracer, se o problema fôr, apenas, motivado por excessos. Estas dicas darão resultado e não me faltaram provas disso.
Beijinhos.