Seguidores

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

BACALHAU COZIDO COM TODOS, À MODA DA AVÓ MIZITA

É conveniente prevenir que este prato é desaconselhado a quem sofre de excesso de colesterol mas que, devido à sua tradição nesta época festiva, se 'impõe' referir.  Desde que seja respeitada a moderação necessária, não será por uma noite de fuga à disciplina alimentar que a saúde irá agravar-se.                                           

Ingredientes:

6 postas de bacalhau bem grosso e de ótpima qualidade
8 batatas de tamanho médio
4 cenouras
1 molho de grelos
1 molho de nabiças
4 nabos
1 de bróculos
1 couve
4 cebolas de tamanho médio
4 ovos
Opcional: 1 polvo
q.b. de azeite, alho, sal e vinagre

- Limpar as postas de bacalhau, raspando-lhe a pele muito bem.
- Preparar os legumes, raspando a cenoura, mas conservando-a inteira.
- Deitar num frasco azeite virgem, de óptima qualidade, com dentes de alho picados finos e vinagre. Há
quem ponha, também, pimenta branca. Pessoalmente não uso.
- Colocar água a ferver num tacho e meter dentro as batatas, as cenouras inteiras (afim de conservar melhor
o seu paladar), os legumes e os ovos.
- Quando recomeçar a ferver, meter o bacalhau, o qual deverá cozer, apenas, durante 8 minutos.
- Entretanto, tenha um tacho com água a ferver. Retire o bacalhau do tacho onde cozeu durante 8 minutos e
coloque-o dentro desta água, deligando o disco completamente. Deixe-o ficar aqui até que seja servido com os restantes legumes.
- Deverá ter em atenção que os legumes não deverão cozer em demasia.
- Quando tudo estiver cozido, estará pronto a servir.
- Temperar tudo com o molho de azeite, vinagre de cidra e alhos.

Notas:
1. Fiz uma pequena alteração na forma como cozer o bacalhau, a conselho do cozinheiro dum restaurante.

2. No Porto é costume servir o bacalhau, como acima referido, com polvo cozido a acompanhar. É uma
questão de gosto.

Maria Letra
Imagem da net

Apêndice a este texto:
Minha irmã experimentou cozer o bacalhau como lhe aconselharam, num restaurante em Espanha e, segundo me disse, foi espectacular! O bacalhau não é cozido junto com as batatas e os legumes, mas é colocado dentro dum tacho com água a ferver, o qual é desligado IMEDIATAMENTE após ter-se metido o bacalhau e ficará, APENAS, 15 MINUTOS nessa água.

6 comentários:

A. João Soares disse...

Minha querida Amiga,

Já nem sei se ao visitar este seu espaço especializado em alimentos saudáveis se fica com mais fome ou sem fome. Ver estas saborosas iguarias dão satisfação, mas reforçam a gula e parece que não há estômago que chegue para nos refastelarmos com tanta coisa.
Tenho-lhe roubado muita coisa, tudo ou quase tudo, para o Saúde e Alimentação.

Não sei nada de culinária, nem sou grande consumidor, mas gosto de ter ali o que acho de mais interessante para os visitantes. Penso muito na utilidade para os outros.

Beijos
João

Maria Letra disse...

Obrigada pelo seu comentário.
Sabe, amigo João Soares, eu prevariquei, como pode constatar, pelos pratos cuja confecção de minha autoria, aqui referi. Sabia que ninguém me seguiria se assim não fosse. Quem é que quer saber da saúde, em dias de festa em Família? Acredite se conseguir, mas eu não abusei fosse no que fosse. E pode crer que não senti aquela sensação de sentir desejos de comer mais. Limitei muito as doses do que me faria mal se abusasse e virei-me para as coisas que tapavam aquele buraquinho que pedia mais alimento. Tive pena, mesmo muita pena, de ter-me faltado o bolo-rei. Como estive doente e caíu neve, deixando gelo no chão por causa da chuva, não pude ir às 'fontes' portuguesas comprá-lo. E vai acontecer o mesmo na passagem de ano, infelizmente.
Um grande abraço e esteja SEMPRE à vontade para levar o que edito, se bem que estou um pouco atarefada com acumulação de trabalho. Mas vamos ver o que conseguirei escrever ainda.
Maria Letra

Chica disse...

Hmmmmmmmmmmmmmm...receita maravilhosa, de dar água na boca! Tu moras em Londres ? Tenho um filho por lá, na Inglaterra.beijos,chica

Maria Letra disse...

Obrigada, Chica, pelos teus comentários. Desta a voltinha a tudo ...
Sim, vivo em Londres há muitos anos. Estudei cá quando era jovem e, anos mais tarde, com o meu divórcio, voltei e sou muito feliz aqui. Londres tem uma magia muito especial, sentida, sobretudo, se tu tiveres laços grandes com a sua cultura, quanto a mim.
Beijinhos, amiguinha.
Maria Letra

Silvana Nunes .'. disse...

ESPERANÇA

"Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenes
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
- ó delicioso vôo!
Será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança ...
E em torno dela indagará o povo:
- Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:

- O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA ...."

(Mário Quintana)

FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... está aqui para desejar para você um ano de 2010 de muita LUZ. Que nele você consiga realizar alguns de seus mais importantes propósitos.
E que DEUS ÑANDE RU continue nos anemçoando COM A SUA ETERNA GRAÇA pelo resto de nossas vidas. Agradeço sua presença em meu blog durante o ano de 2009 com seus comentários sempre muito carinhosos e relevantes. E como já é tradição em nossa cultura trago algimas simpatias para entrar o ano de bem com ele. BOA SORTE.
QUE SEJAMOS FELIZES.
FELIZ ANO NOVO ! QUE OS BONS VENTOS SOPREM SEMPRE A SEU FAVOR EM 2010 !
Saudações Florestais !
http://www.silnunesprof.blogspot.com

Maria Letra disse...

OBRIGADA, SILVANA. RETRIBUO OS MESMOS VOTOS, CHEIA DE ESPERANÇA.