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sexta-feira, 23 de outubro de 2009

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1 - Menus diários

Inicio hoje uma série de menus diários, os quais se destinam a serem utilizados durante uma semana. Segui uma orientação muito pessoal, procurando, tanto quanto possível, ter em atenção a boa compatibilidade dos produtos a que recorri, para elaborar cada refeição. As refeições que escolhi são, basicamente, leves, embora nutritivas. Espero sejam do agrado do meu
amigo João Soares, pois foi a pensar na sua sugestão, que iniciei esta tarefa.


Ao acordar: recomendo beber uma chávena de infusão de sementes de cardo mariano, indicado para conservar saudável, por exemplo, o nosso fígado (ver próximo post).


Pequeno almoço (quanto a mim, a refeição mais importante do dia):

Creme de flocos de aveia, ou Porridge
100 grs de flocos de aveia
300 ml de água
600 ml de leite de vaca, ou bebida de soja ou água, para quem tiver problemas de intolerâncias alimentares
q.b. de mel, o qual deverá ser substituído por açúcar mascavado se usar o leite, pois este e o mel são incompatíveis.

O segredo, na preparação deste creme, está na lentidão com que é cozinhado, não devendo parar de mexê-lo, enquanto está a ferver, em lume brando. Afim de encurtar o tempo de cozedura, poderá colocar os flocos de molho, durante uma hora, nos 300 ml de água, antes de iniciar a sua cozedura.

Fica delicioso quando acompanhado com uva-passa, sem graínha, ou qualquer outro fruto seco.

Alguns benefícios:
1 - É rico em fibras.
2 - Reduz o nível de colesterol no sangue.
3 - Ajudar a prevenir problemas cardíacos.
4 - Reduz riscos de diabetes.
5 - Excelente para mulheres grávidas.
6 - Ajuda a combater obesidade na infância.
7 - Ajuda na concentração.
8 - Dá mais energia

Comer, ainda, uma fatia de queijo fresco.
Beber um copo de sumo de qualquer fruta fresca, excepto, frutas ácidas ou banana, incompatíveis com cereais.
Nota:
As pessoas com tendência para engordar não necessitam de abster-se de comer 'Porridge'. Basta ter o cuidado de não exceder um prato de sobremesa deste creme e, a meio da manhã, beber um copinho de sumo de ananás ou abacaxi, que ajuda a emagrecer.
A meio da manhã: Comer um yogurt, seja confeccionado com leite de vaca, ou confeccionado com soja (Alpro, por exemplo, que encontram em qualquer supermercado).
Pessoas com tendência para engordar, aconselharei, como referi acima, beber um copo de sumo de ananás ou abacaxi, em vez do yogurt.
Almoço:
Creme de Couve-coração e Cenouras
Ingredientes:
3 - Batatas de tamanho médio
1 - Couve-coração de tamanho médio
3 - Cenouras inteiras (não cortar), de tamanho médio
1 - Cebola de tamanho médio
2 - Dentes de alho
1 - Raminho de rosmaninho
1 - Raminho de salsa
2 - Ovos cozidos
- Sal q.b.
Preparação:
- Coloque água numa panela e, quando ferver, meta-lhe: as batatas, a cebola, os dentes de alho
e o sal.
- Deixe ferver durante 5 minutos e junte-lhe as cenouras inteiras. Cozê-las inteiras pode
aumentar as suas propriedades anti-câncer.
- Junte, então, a couve-coração, inteira. Quem sofrer, frequentemente, de gases no estômago,
deverá evitar os talos da couve.
- Deixe ferver durante 8 minutos. Desfaça tudo muito bem com a varinha mágica, até ficar num
creme aveludado.
Quando estiver pronto, colocar numa terrina e espalhar, por cima, o ovo, a salsa e o rosmaninho, partidos aos bocadinhos muito finos.
Nota:-
Dado que a batata não é compatível com feculentos, o prato a servir, depois da sopa (que levou batata), deverá levar ingredientes que sejam compatíveis com tudo o que usámos na confecção da sopa.
Assim, sugiro manter uma refeição bem combinada, aconselhando, por
exemplo:

1 posta de salmão grelhado, previamente a marinar em azeite, alho picadinho e alecrim. Não aconselho limão por ser incompatível com feculentos, tais como, batata.
Serve-se acompanhado com batata cozida e uma salada de feijão verde cortado em tiras muito fininhas.
Tempere com azeite.
Nota: Para a preparação do feijão verde, existe no mercado um pequeno utensílio, de uso facíl, que corta o feijão verde em tiras muito finas, cortando os fios laterais do mesmo, os quais saem desse utensílio pelas suas partes laterais, separadamente das tiras do feijão, que saem pelo centro. Recomendo-o por facilitar imenso a preparação deste legume. Pessoalmente, não prescindo dele. O seu preço é muito económico.
Sobremesa: Uma fatia de queijo ou uma maçã.
Nota:-
Embora seja costume, de muitas pessoas, comerem uma fatia de queijo com marmelada a acompanhar, não a recomendo porque, sendo o marmelo um fruto ácido, é incompatível com o queijo.
A meio da tarde recomendarei um copo de leite ou um chá de camomila, acompanhado de uma fatia de bolo



Jantar:-

Entrada:
Descasque uma pera abacate e retire a semente. Usando um garfo, amasse o interior. Coloque dentro os camarões e tempere com 'um pouco' de molho de maionese.
Nota:-
A pera abacate é rica em potássio, fósforo, magnésio, cálcio, sódio, zinco, ferro e cobre, bem como vitaminas C, B, A, K e E. As suas folhas são diuréticas e eliminam os gases intestinais. O caroço tostado e moído combate a diarreia. Favorece, ainda, o emagrecimento.

Arroz de cogumelos:
Coloque azeite num tacho, com 2 dentes de alho inteiros.
Quando começarem a ferver, sem deixar queimar, junte-lhe cebola picada.
Junte cogumelos partidos às tiras e deixe refogar um pouco, dependendo da espécie. Deverão estar 'quase' cozidos antes de meter o arroz.
Coloque o arroz no tacho e vá juntando, lentamente, água, mexendo sempre.
Reduza a temperatura do fogão.
O arroz, cozinhado desta forma, fica húmido e gomoso. Tenha o cuidado de acrescentar a água muito lentamente e de modo a que, no final, o arroz não fique seco, o que estragaria, completamente, o seu aspecto.
Junte queijo parmesão em barra, ralado, envolvendo-o muito bem no arroz.
Evite comprar o queijo parmesão em pó, que se vende nos supermercados.
Nota:-
Pessoas com idades superiores a 55/60 anos, aconselhá-las-ia a substituir o arroz de cogumelos por uma salada de legumes variados, à qual poderão adicionar o único fruto compatível, i.e., maçã.
Sobremesa: 3 nozes e uma fatia de queijo fresco.

Ao deitar, recomendarei uma chávena de chá Estômassil - à venda em qualquer supermercado - temperado com uma colher de chá de mel. Aconselho o uso de mel puro porque, como sabem, se o mel não fôr puro, pode fazer pior do que o açúcar refinado.
Imagens adquiridas na net.

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